Pedagogia

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O Curso

 

 

Objetivos do Curso

Objetivo Geral
Formar profissionais, em nível de graduação, com competências e habilidades imprescindíveis ao exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares.

Objetivos Específicos
• Formar o profissional em Pedagogia com desempenho consentâneo com as necessidades relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, bem como aquelas relacionadas àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
• Formar e capacitar o profissional em Pedagogia para o desempenho de funções e atividades relacionadas a participação no planejamento, gestão e avaliação de instituições escolares e não-escolares.
• Prover reflexão e crítica sobre os fundamentos teóricos (filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural) e metodológicos norteadores de uma ação pedagógica participativa e de responsabilidade social.
• Prover condições de reflexão para o conhecimento das instituições escolares e não escolares como organizações complexas que têm a função de promover a educação para e na cidadania.
• Elaborar o embasamento de atitudes críticas objetivas frente aos problemas educacionais relacionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental e que são evidenciados pelo conhecimento da realidade brasileira.
• Propiciar o domínio de conceitos que constituam a base teórica para as atividades práticas da educação básica em nível da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
• Capacitar profissionais em Pedagogia a mobilizar conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desempenho do processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências e atitudes investigativas relacionadas ao fazer profissional e ao processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências pedagógicas sob a perspectiva construtiva do conhecimento e de autoformação contínua.
• Desenvolver competências relacionadas à participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino a partir das novas exigências da realidade educacional brasileira.
• Desenvolver competências e habilidades para a atuação no magistério da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro de uma perspectiva inclusiva da educação.
• Formar profissional crítico-reflexivo e dentro dos princípios da sociedade democrática e exercício da cidadania e do compromisso ético.
• Capacitar profissional para o exercício do empreendedorismo para atuação na educação escolar privada e em organizações não-governamentais (ONG’s).

Considerando o exposto, bem como os objetivos gerais e específicos expostos, pretende-se que o profissional formado tenha o instrumental teórico-prático capaz de favorecer as análises do papel social da educação em instituições escolares e não- escolares, assumindo compromisso com a comunidade e articulando as atividades de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da construção coletiva do conhecimento e das propostas pedagógicas.
Pretende-se, ainda, a formação de um profissional capaz de lidar de maneira crítica com a construção do próprio conhecimento e com visão ética e democrática de sua ação profissional docente e administrativa.

Critérios de Avaliação
O Curso de Graduação em Pedagogia tem como referencial de avaliação o disposto no Artigo 40 do Regimento Interno da instituição. Fica estabelecido o critério de avaliação que consta de avaliações parciais realizadas a cada semestre por disciplina e uma multidisciplinar semestral, que compõem a nota final do aluno.

• O professor (a) poderá utilizar-se de vários critérios de avaliações no decorrer do semestre: seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, auto-avaliação, observação, etc. de acordo com seus objetivos.
• Ás verificações parciais do rendimento escolar e ao exame final serão atribuídas notas de zero a dez, admitindo-se o decimal 0,5.
• Não existe arredondamento de notas.
• O aluno estará aprovado, independentemente de exame final, quando a soma das notas bimestrais obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), desde que ele tenha frequentado pelo menos 75% das aulas.
• Haverá avaliação de exame final para aqueles educandos que não alcançarem a média mínima exigida para aprovação (7.0).
• O aluno submetido a exame final deverá atingir a média 6,0 (seis), extraída entre a média das verificações parciais, multidisciplinares e a nota do exame final. O aluno que não alcançar a média prevista no exame final será considerado reprovado na disciplina.
• O aluno com dependência em até 03 (três) disciplinas poderá ser promovido ao período seguinte do curso. Ultrapassado o número de dependências mencionados anteriormente, o aluno será reprovado no semestre, devendo cursar novamente o período, sendo dispensado das disciplinas que tiver obtido aprovação.
• O aluno fica obrigado a submeter-se a verificações parciais e multidisciplinares e a exame final naquelas disciplinas que cursa em regime de dependência.
• Para efeito de integralização curricular, poderá haver reconhecimento, pelo Conselho Acadêmico, de competências e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar.

A avaliação do rendimento escolar do educando/a, salvaguardado o critério escolhido pelo professor/a, deverá cumprir a seguinte concepção de avaliação que perfaz o curso, como segue:

1. Avaliar o desempenho escolar , ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários mas também se, quanto e como estes mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.

2. Na avaliação do aproveitamento escolar, ou seja, dos conteúdos relacionados ao SABER, SABER FAZER e SER em função dos objetivos propostos devem ser utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.

3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.

4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno será submetido à verificações parciais e exames finais.

5. Para aferição das notas, de acordo com as normas regimentais, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, provas escritas, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, cujo resultado deve culminar com uma nota representativa de cada avaliação parcial, bimestral.

6. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares deverão participar os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.

7. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios deverão constar do Projeto Pedagógico do curso e dever-se-á dar ciência aos alunos.

8. Na elaboração dos instrumentos de avaliação deverá ser observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

9. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.

10. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar deverão ser sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.

11. O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais deverá estar articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura de monitoria para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.

 

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
1º Semestre Disciplina Carga Horária
1º Semestre

Matemática
Português
Estudos Sociais: Introdução a História e Geografia
Ciências da Natureza
Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem I
Práticas Educacionais I: Educação Infantil
Pesquisa Educacional I

40
80
40
40
80
60
80

Total 420
2º Semestre Disciplina Carga Horária
2º Semestre

Aspectos Históricos da Educação
Neurodesenvolvimento Infantil
Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem II
Práticas Educacionais: ensino Fundamental
Educação e Infância
Pesquisa Educacional II
Educação Sistêmica

40
80
80
60
80
40
40

Total 420
3º Semestre Disciplina Carga Horária
3º Semestre

Aspectos Filosóficos da Educação
Aspectos Sociológicos da Educação
Psicopedagogia
Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Humano
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
Práticas Educacionais II: Jogos e Brincadeiras
Estágio Curricular Supervisionado

80
80
80
40
80
60
50

Total 470
4º Semestre Disciplina Carga Horária
4º Semestre

Conteúdos e metodologias na Educação Infantil
Literatura Infantojuvenil
Práticas Educacionai III: Educação Infantil
Didática I
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Ética e Educação
Formação Inclusiva: Acessibilidade
Estágio Curricular supervisionado

80
40
60
80
80
40
40
50

Total 470
5º Semestre Disciplina Carga Horária
5º Semestre

Alfabetização e letramento I
Práticas Educacionais: Alfabetização
Políticas Públicas Educacionais
Estatística Aplicada à Educação
Conteúdos e metodologias das Ciências naturais no Ensino Fundamental
Didática II
Núcleo Integrador
Estágio Curricular Supervisionado

60
60
40
80
80
40
50
75

Total 485
6º Semestre Disciplina Carga Horária
6º Semestre

Conteúdos e metodologias da matemática no Ensino Fundamental
Práticas Educacionais: Matemática
Avaliação na Educação Infantil e no ensino Fundamental
Conteúdos e Metodologias na Língua Portuguesa no Ensino
Fundamental
Educação Ambiental
Conteúdos e metodologias de Artes no Ensino Fundamental
Núcleo Integrador
Estágio Curricular Supervisionado

80
60
60
80
40
40
50
75

Total 485
7º Semestre Disciplina Carga Horária
7º Semestre

Língua Brasileira de Sinais
Educação de Jovens e Adultos
Práticas Educacionais: Alfabetização de Jovens e Adultos
Alfabetização e Letramento II
Conteúdos e Metodologias das Ciências Sociais no Ensino fundamental
Gestão Escolar
Núcleo Integrador: Supervisão
Estágio Curricular Supervisionado

40
40
60
80
60
80
50
75

Total 485
8º Semestre Disciplina Carga Horária
8º Semestre

Educação para Diversidade
Currículos e Programas
Sistema Braile da Língua Portuguesa – Leitura
Práticas Educacionais: Alfabetização – Inclusão
Gestão e Supervisão Escolar
Avaliação Escolar e Institucional
Tecnologias Educacionais
Núcleo Integrador: Supervisão
Estágio Curricular Supervisionado

40
40
40
60
80
40
60
50
75

Total 485

 

 

Corpo Docente

 

Coordenação do Curso 
 Corpo Docente                                            

 Título                      

Elcy Dutra Calvi

Mestre

Ellen Carrega

Doutora

Elenice Ap. Vaz de Lima Severino

Especialista

Geane Thabata Godoy 

Especialista

Lucélia Gonçalves Leite

Especialista

Neli Antunes de Oliveira

Especialista

Rodrigo Casali 

Doutor

Thadeu Azambuja

Mestre

Vania Teresa de Araujo Silva

Doutorado

Wagner Codello

Especialista

 

 

 

Coordenação do Curso
Dr. Rodrigo Casali 

Doutor pelo programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pelo Núcleo de Estudos Diversitas/ 
Mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Atuou como professor do curso de História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Sua principal área de pesquisa está concentrada nos aspectos das religiosidades afro-brasileiras da cidade de Dourados e do Mato Grosso do Sul, travestis
e comunidades periféricas, atuando em disciplinas na área de história, e antropologia.

2012 - 2016: Doutorado em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades (Conceito CAPES 4)
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: Guias e Orixás: narrativas de expressões orais sobre os Candomblés do MS, Ano de obtenção: 2106. 
Orientador: Jose Carlos Sebe Bom Meihy.

2004 - 2006: Mestrado em HISTÓRIA. Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil. 
Título: Quando os Baianos se pintaram de Dourado(s): aspectos das práticas religiosas Umbandístas da cidade de Dourados-MS,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Eudes Fernando Leite.
Palavras-chave: História; Identidade; Baianos; Umbanda; Mato Grosso do Sul.

1999 - 2003: Graduação em HISTÓRIA. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
 

Estágio Curricular

 

Professor   Disciplina   Semestre   Material  
   

 

 Documentos de Estágio

2019

  3º  Semestre    

Declaração Ciente

Datas de Entrega - Obs. Participação na Ed. Infantil

Autorização de Estágio Obs. Participação na Ed. Infantil

Ficha de Registros de Horas

Orientações - Elaboração de Relatório

Ficha de Avaliação

Orientações Gerais de Estágio

Relatório de Estágio Observação Participante

  

 
 

 Documentos de Estágio

2019

   5º  Semestre   

Declaração Ciente

Datas de Entrega - Monitoria

Autorização de Estágio Monitoria e Regência na Ed. Infantil

Ficha de Registros de Horas

Orientações - Elaboração de Relatório

Ficha de Avaliação

Orientações Gerais de Estágio

Relatório de Estágio Monitoria e Regência Editável

Orientações - Monitoria e Regência na Ed. Infantil

 

 

 

 
               

Sala Virtual

 

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